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Quando devemos nos preocupar com o desenvolvimento da criança?



Atualmente muito se discute sobre o desenvolvimento

infantil e sobre as alterações do comportamento,

que são cada vez mais conhecidas e difundidas.

Dentre as principais preocupações, encontra-se

diagnosticar, de forma precoce e correta, uma das

alterações mais incidentes na infância e adolescência,

que afeta aproximadamente 5% da população

em idade escolar, que é a TDAH (Transtorno do Deficit

de Atenção com Hiperatividade). Este transtorno,

de caráter neurológico, funcional e genético, tem

seu diagnóstico eminentemente clinico e, quanto

mais precoce a sua abordagem, maiores serão as

chances de tratá-lo de forma adequada.

Algumas situações que ocorrem comumente com

as crianças podem ser indicios de TDAH,

como: dificuldade em focar um objeto, dificuldade

em completar tarefas, facilidade para perder objetos,

viver no "mundo da lua" ou ficar "alucinado" com

algo podem, dependendo de sua incidência, ser

indicativos desta patologia

Outra patologia bastante importante é o

Autismo: cientificamente conhecido como Transtorno do

Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por

problemas na comunicação, socialização e no

comportamento, geralmente diagnosticado entre os 2 e

os 3 anos de idade. O diagnóstico é clinico, portanto

depende da avaliação de profissionais muito qualificados

os sintomas podem ser leves e até passar

despercebidos por um tempo, às vezes interpretados

como timidez, falta de atenção ou mesmo excentricidade,

ou podem se apresentar de forma moderada

a grave, de mais fácil observação.


A melhor estrutura para acolhimento, diagnóstico

e tratamento conta com uma equipe multidisciplinar

- profissionais nas áreas de Psiquiatria Infantil,

Neuropediatria, Psicopedagogia, Psicologia, Fono-

audiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, para

garantir uma abordagem completa, integrada e pre

parada para a complexidade dos diagnósticos e o

desafio do tratamento destas crianças.



Para um direcionamento a pais e educadores,

segue abaixo uma orientação bem objetiva:


É importante observar os marcos do desenvolvimento

habilidades que devem ser adquiridas em

cada idade.

Caso haja atrasos, a criança deve ser ava-

liada e, principalmente, estimulada na área afetada.


Fique atento e procure ajuda se:

• a criança não fala próximo aos 18 meses de vida,

• não caminha sozinha aos 18 meses de vida.

• não se interessa por outras crianças com idade

semelhante:

. não aponta quando algo lhe chama a atenção,

• não responde ao chamado do seu nome,

• é muito irritada, agressiva ou difícil de consolar

• apresenta "manias" ou "tiques" que atrapalham

as atividades do dia a dia,

• não consegue se alfabetizar ou evoluir na

aprendizagem


Não é necessário fechar um diagnostico para

iniciar a ajuda e a estimulação adequadas.

O quanto antes a criança receber a ajuda necessária,

mais rapidamente vai recuperar o atraso e

desenvolver o seu potencial.




Dra. Gabriela Casagrande Dagostim

CRM/SC: 15657

Pediatria - RQE: 12.231

Pediatria - Neurologia Pediatrica - RQE: 13.166





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