• Medical Kids

O melhor amigo das crianças


Atualmente, com todos os recursos disponíveis na Medicina, com o aparato técnico e as facilidades de acesso a informação e aos profissionais, cada vez mais percebemos a “emergencialização” dos atendimentos, onde aquela necessidade premente é sanada, porém algumas vezes em detrimento do cuidado da saúde global das nossas pequenas crianças.

Vamos resgatar um pouco da História... Em 1762 foi criado o termo Puericultura, originado do latim “Puer, Pueris” – juvenil, infantil - referindo-se à área da saúde que se dedica aos estudos dos cuidados com o desenvolvimento do ser humano, mais especificamente das crianças e adolescentes.

Faz parte desta especialidade as ações pré-concepcionais e pré-natais, que afetam a vida do recém-nascido, como a orientação das gestantes e dos pais – sim, dos pais, e da família, que precisam de informações e suporte para a grande responsabilidade que é cuidar de uma criança.

Com tantas especializações na Medicina, e dentro da própria Pediatria, precisamos relembrar que a preocupação com o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança, e a detecção precoce dos mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor, dependem do olhar atento do bom pediatra.


Nos primeiros dias de vida, as dúvidas, sobre amamentação, sobre aleitamento materno ou não, para as mães que não tem esta condição, o melhor cuidado, os maiores riscos e as necessidades do bebê que devem ser atendidas, ocupam a nossa atenção. Com o passar do tempo acabam aparecendo outras dificuldades, como a organização do sono, seletividade na alimentação, desafios no início da escolarização, alergias e tantos outros.

Tão importante como nos primeiros anos de vida é a periodicidade da avaliação clínica, calma, cuidadosa, com tempo, para se detectar possíveis alterações que possam interferir no desenvolvimento físico, emocional e mental dos pequenos – não substituíveis por exames complementares, que aliás não devem ser rotinas frequentes nas crianças, salvo por necessidades focais, indicadas pelo pediatra.

A supervisão dietética, orientação vacinal, acompanhamento pondero-estatural, supervisão dos primeiros sinais de amadurecimento sexual, a orientação sexual aos adolescentes, de forma cuidadosa e adequada fazem parte da rotina do pediatra.

Ao se conhecer, em detalhes, o paciente, sua história, sua herança genética, o ambiente em que vive, sua nutrição, suas aquisições e seu desenvolvimento, o pediatra é capaz de detectar doenças importantes de forma precoce, orientar, tratar e conduzir com segurança, a criança e a família ao melhor da medicina, criando adolescentes e adultos mais preparados para os desafios da vida.


O melhor Pediatra é aquele que mais te conhece – o seu!


0 visualização

R. Nossa Sra. da Conceição, N. 223 - Lagoa da Conceição , SC/Florianópolis - CEP: 88062-015

Responsável Técnico Dra. Denise Aparecida Nogueira de Lima CRM/SC 15.519

© 2019 - Todos os direitos reservados a Medical Kids