• Medical Kids

Atendimento humanizado é diferencial da Odontopediatria na Clínica Medical Kids


Tratamento humanizado e respeito a criança em um ambiente diferenciado e lúdico. Essa é a aposta do trabalho de Ana Luiza Piccoli Tabalipa (@oralbaby no instagram), Odontopediatra da Clínica Medical Kids que trabalha com atendimento odontológico especializado de bebês, crianças, adolescentes e pacientes com necessidades especiais. Ana Luiza é formada em Odontologia pela Univali-SC, Especialista em Formação Ortodontia pela ABCD-SC, Especialista em Odontopediatria pela ABO-SC e Habilitada em sedação consciente com Óxido Nitroso pela ABO-SC.


Entre os serviços realizados na Clínica Medical Kids Ana executa o tratamento de Ortodontia preventiva e interceptativa em crianças. “Em situações específicas também trabalhamos diversos tipos de sedação para um tratamento rápido e confortável para a criança e a família. Dispomos no consultório de aparelho de laser de baixa intensidade para auxiliar nos tratamentos de dor e inflamação, atuando com um anti-inflamatório e cicatrizante em lesões bucais”, destaca Ana, que também atende bebês desde recém-nascidos, para o teste da linguinha e para cirurgia de frenectomia lingual (língua presa) que, se não tratada, pode dificultar a mamada no seio materno.

]

A Odontopediatra orienta que a primeira consulta odontológica deve ser realizada no primeiro ano de vida, logo após o nascimento do primeiro dentinho: “Primeiro ano, primeiro dente, primeira consulta. Nessa consulta passamos todas as orientações importantes de higiene oral e fazemos a primeira limpeza profissional (profilaxia) e aplicação de flúor”, explica.


Consultas preventivas


A consulta preventiva de rotina, em geral, pode ser feita a cada seis meses, mas varia conforme a necessidade da criança. No atendimento está incluso exame clínico, avaliação da higiene oral, dos hábitos alimentares e a existência de risco de cárie dentária.


Ana Luiza explica que antes do início dos procedimentos de rotina, ela demonstra técnicas adequadas de limpeza e indica os produtos que podem ser utilizados de acordo com a faixa etária. Ela também avalia e explica para a criança quais os impactos de hábitos como sucção do dedo, uso de chupetas e ranger os dentes. “Avalio a necessidade de exames radiológicos, verifico se os dentes superiores e inferiores se encaixam corretamente, e quando necessário, recomendo tratamento ortodôntico para correção da mordida. Também trabalho com profilaxia e aplicação de flúor”, explana.


Ana Luiza destaca que é fundamental que a criança escove os dentes três vezes ao dia, use creme dental com flúor, fio dental, tenha consumo racional de sacarose e faça consultas odontológicas de rotina.


Seu filho(a) tem medo de dentista?


Medo do dentista é nomeado de “Odontofobia”. Conforme Ana Luiza muitas crianças possuem experiências negativas vindas de consultas com outros dentistas que não foram acolhedores. “A principal recomendação para que a criança não tenha esse medo é escolher um Odontopediatra de confiança, que trabalhe o lúdico. Também é importante levar a criança desde bebê ao dentista porque assim a criança nunca terá um problema tão sério ao ponto de uma anestesia, já que sempre estará sob controle e acostumada com o ambiente principalmente se for lúdico”, reforça a Odontopediatra.

O diferencial no atendimento humanizado também é fundamental. Antes de iniciar qualquer procedimento bucal nas crianças, Ana executa primeiro no “Jacaré”, um modelo da técnica “falar, mostrar e fazer”.




“Essa é uma das técnicas mais importantes na minha opinião para tratamento bucal em criança. Primeiro eu mostro, converso, faço as crianças fazerem no jacaré, verem que não vai doer. Sempre é muito importante dar um reforço positivo, então lá no consultório temos uma máquina de bolinhas que as crianças podem pegar ao final da consulta e saem muito alegres. A minha experiência é a de que as crianças pedem para voltar ao consultório. É fundamental respeitar o tempo da criança, as explicações e humanização da odontologia”, ressalta.


Texto escrito por: Liziane Nathália Vicenzi - Assessoria de Comunicação Clínica Medical Kids

Jornalista - MTB 6142

Fotos - Divulgação Facebook Ana Luiza Piccoli Tabalipa

0 visualização

R. Nossa Sra. da Conceição, N. 223 - Lagoa da Conceição , SC/Florianópolis - CEP: 88062-015

Responsável Técnico Dra. Denise Aparecida Nogueira de Lima CRM/SC 15.519

© 2019 - Todos os direitos reservados a Medical Kids