Fga. Elza Maria Pedroso Ruivo

Fonoaudiologia

CRFa 3-9847

  • Possui graduação em Fonoaudiologia e Pedagogia

  • Extensão em Fonoaudiologia em Unidade de Terapia Neonatal

  • Cursos na área de Motricidade Orofacial e Cinesiotape Neuromuscular

  • Manejo e Promoção do Aleitamento Materno e Atenção Humanizada ao Recém Nascido de Baixo Peso- Método Canguru;

  • Instagram ícone social

O que é a fonoaudiologia?

Fonoaudiologia  é a ciência que estuda a comunicação humana, em todas as suas dimensões ,  tais como: a linguagem oral e escrita, a cognição, a fluência e articulação da fala, a voz, as funções estomatognáticas (sucção, mastigação e deglutição), a função auditiva, a função vestibular (equilíbrio) , os sistemas de comunicação alternativos, aumentativos ou suplementares, entre outros. O fonoaudiólogo atua  na promoção e prevenção da saúde; avaliação e diagnóstico; terapia; aperfeiçoamento dos aspectos que envolvem a comunicação ;  orientação a familiares, cuidadores e outros profissionais.

 

Quando atuação fonoaudiológica em crianças se faz necessária?

A procura por um especialista deve acontecer em caso de dificuldade e/ou atraso em  determinados períodos do desenvolvimento, merecendo uma avaliação  profissional. A seguir algumas áreas da atuação fonoaudiológica:

Amamentação

 O fonoaudiólogo atua nessa área fazendo intervenções no pré e pós-natal, aplicando orientações gerais como amamentação exclusiva,  tipos e formas de aleitamento,  avaliando as estruturas orais e estimulando a sucção e deglutição do bebê , evitando o desmame precoce. O fonoaudiólogo incentiva, apoia e protege o aleitamento materno.

Introdução alimentar

            Algumas crianças apresentam dificuldade para se alimentar, por inúmeros motivos: dificuldade para deglutir, aversão às texturas variadas e impossibilidade de mastigação, são alguns dos fatores que impedem a alimentação. O fonoaudiólogo identificará a causa e tratará a alteração específica.

Linguagem

A atuação da fonoaudiologia na área de linguagem é bem ampla dentro da linguagem oral e da linguagem escrita . É importante buscar ajuda quando há  ausência de comunicação oral ou atraso no desenvolvimento da fala. Alterações como as distorções, ausência ou substituições dos sons na fala da criança também necessitam de uma avaliação fonoaudiológica, assim como as alterações na linguagem escrita .

Audição

Ainda na maternidade o fonoaudiólogo realiza o teste da orelhinha - exame rápido, feito com um aparelho capaz de detectar problemas auditivos em recém-nascidos. Quanto antes  for feita a intervenção nos casos de perda auditiva, melhores serão as possibilidades da criança desenvolver a fala de modo mais eficiente.

Motricidade Orofacial

Nessa  área  cabe ao fonoaudiólogo  habilitar e reabilitar as funções que estão relacionadas à mastigação, sucção, respiração, deglutição, articulação da fala e à expressão facial.  O trabalho do fonoaudiólogo pode ser feito em parceria com outros profissionais, como dentistas , fisioterapeutas, médicos,  enfermeiros, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Voz

A voz pode sofrer alterações quando as pregas vocais não estão funcionando corretamente, podendo ficar rouca, abafada ou em tom de sopro. O trabalho do fonoaudiólogo nessa área é direcionado à avaliação, diagnóstico e reabilitação das desordens vocais .

 

Lembre-se de que quanto antes iniciar o acompanhamento, melhor e mais rápido será o resultado.

 

 

Elza Ruivo é Fonoaudióloga Clínica atuando com crianças e adultos. É graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia. Extensão em Fonoaudiologia em Unidade de Terapia Neonatal; cursos na área de Motricidade Orofacial; Cinesiotape Neuromuscular  e Atenção Humanizada ao Recém Nascido de Baixo Peso- Método Canguru; Manejo e Promoção do Aleitamento Materno. É autora do perfil  no instagram @fono.elzaruivo.

R. Nossa Sra. da Conceição, N. 223 - Lagoa da Conceição , SC/Florianópolis - CEP: 88062-015

Responsável Técnico Dra. Ana Cristina Torqui Duarte - CRM/SC 15.519

© 2020 - Todos os direitos reservados a Medical Kids